Escolas de Itaquá celebram o “Dia de quem cuida de mim, Dia das mães”
O objetivo dessa ação foi de homenagear e valorizar as pessoas que se dedicam, cuidam e educam as crianças / Foto: Secretaria Municipal de Educação
Prefeitura de Mogi

As Escolas do Sistema Municipal de Ensino de Itaquaquecetuba, mantendo a tradição nas unidades, reuniram a comunidade para comemorar o “Dia de Quem Cuida de Mim, Dia das Mães” no sábado, 12. O objetivo dessa ação foi de homenagear e valorizar as pessoas que se dedicam, cuidam e educam as crianças.

Estavam presentes mães, pais, avôs, avós, tias, tios, irmãs, irmãos, enfim, todos aqueles que constituem as famílias da nossa comunidade, participando de oficinas onde alunos e familiares construíram objetos conduzidos pela cumplicidade e afeto entre os pares, oficinas de cuidados pessoais para elevar a autoestima, e apresentações com músicas, teatros, jogos de parceria, atividades físicas, entre outras.

Técnicos da Secretaria Municipal de Educação, Ciência, Tecnologia e Inovação de Itaquaquecetuba (Semecti), composta por supervisores escolares e professores do Departamento de Coordenadoria Pedagógica, apreciaram os trabalhos desenvolvidos pelas escolas e testemunharam o envolvimento das famílias e comunidade, fato que contribuiu para o sucesso de todas as festas.

Segundo a professora Eliana Silva, diretora do Departamento de Coordenadoria Pedagógica da pasta de Educação, as famílias estão organizadas de diversas formas. “Os membros de cada família se apoiam no cuidado com nossos alunos, pois mães e pais que trabalham, contam como apoio de tias, avós, amigas. A ausência de um ou outro membro da família é suprida com a companhia dos mais próximos, inclusive da comunidade escolar, portanto, reconhecer a presença dessas famílias é de uma prática imensurável”.

Para a secretária de Educação, Verônica Cosmo Barbosa a escola e família formam uma poderosa equipe. “É fundamental que ambas sigam os mesmos princípios e critérios, bem como a mesma direção em relação aos objetivos que desejam atingir, por isso valorizar a presença, permanência e atuação de todos que estão na vida dos alunos é uma de nossas premissas,” finalizou a titular da pasta parabenizando todas as equipes da unidades escolares e técnicos da Semecti pela brilhante iniciativa que só tende a agregar na formação de cada criança.