stão abertas as inscrições para os cavaleiros, muladeiros, charreteiros e carroceiros que vão participar da Entrada dos Palmitos
Ao se inscrever, o participante irá receber o "kit cavaleiro": um lenço (na cor verde) e o número de identificação (adesivo), que devem ser usados durante o cortejo / Foto: Divulgação

Já estão abertas as inscrições para os cavaleiros, muladeiros, charreteiros e carroceiros que vão participar da Entrada dos Palmitos, um dos pontos altos da Festa do Divino Espírito Santo de Mogi das Cruzes, e que ocorrerá neste sábado, 19, a partir das 9 horas.

Os interessados devem se inscrever na barraca do Cantinho Caipira, na Quermesse, das 19 às 21h30, até esta sexta-feira, 18. Não será permitida a inscrição no dia da Entrada dos Palmitos. “Os cavaleiros e muladeiros se inscrevem em equipe, composta por cinco pessoas, mas só precisa vir o responsável. Já para os charreteiros e carroceiros devem vir o condutor e o passageiro, se tiver. Anotamos no verso da inscrição o nome e o RG do acompanhante”, diz o coordenador da Entrada dos Palmitos, Glauco Ricciele.

Ao se inscrever, o participante irá receber o “kit cavaleiro”: um lenço (na cor verde) e o número de identificação (adesivo), que devem ser usados durante o cortejo. “É importantes que os proprietários de animais equinos (cavalos), muares (mulas) e asininos (asnos, burros e jumentos) apresentem o atestado de vacina do animal, contra anemia equina e mormo”, orienta o coordenador.

Na sexta-feira, 18, os carros de boi começam a chegar à cidade, já ao meio-dia.

“Virão 23 carros, o que dá em média 80 bois. Eles vêm de Nazaré, Arujá, Igaratá e Salesópolis. De cavalos, são aproximadamente 600, com charretes”, revela o coordenador da Entrada dos Palmitos.

As escolas responsáveis pelos enfeites dos carros de bois iniciarão os trabalhos a partir das 21 horas. Os cavaleiros, muladeiros, charreteiros e carroceiros passam a noite nas proximidades do Ginásio Municipal de Esportes “Professor Hugo Ramos”, no Mogilar. “É oferecido a eles a janta, que será ‘Feijão Gordo’. No dia seguinte é dado o café da manhã e depois da Entrada dos Palmitos tem o afogado, além do afogado do povo”, sintetiza Ricciele.

No dia da Entrada dos Palmitos, a concentração será às 8 horas, em frente à Capela de Santa Cruz, na rua Dr. Ricardo Vilela, altura do número 1.200, no Parque Monte Líbano.

Mais informações podem ser obtidas na Associação Pró-Festa do Divino pelo telefone (11) 4790-6835.