Ensinar o amor pela pátria para crianças

0
113

Educar uma criança no intuito de incentiva-la a ter amor pela pátria não é uma tarefa tão fácil.

Vai muito além de cantar o hino nacional com a mão no peito, torcer na Copa do Mundo ou Olimpíadas.

As crianças precisam saber dos valores do seu país, a história de como tudo começou e por quais direitos lutar.

Devem aprender a defender os interesses, respeitar e proteger os símbolos e trabalhar pela constituição de um país melhor.

O patriotismo que devemos ensinar às crianças não se aprende somente na escola.

Aprende-se em casa, no parque, na rua, no dia a dia, nos gestos mais simples, como por exemplo, respeitar um lugar preferencial em transportes públicos, mas que remetem às atitudes e condutas para preservar a harmonia e o bem-estar dos cidadãos.

Temos que leva-las a conhecer e refletir sobre os problemas éticos e morais, mesmo sabendo que de princípio não irão entender bem.

Mas claro, de forma que elas consigam absorver as informações, e nada melhor do que apostar em brincadeiras, colagens, pinturas, cartazes, contos que podem ser feitos em casa ou na escola.

Brincar é fundamental para o desenvolvimento da criança nos primeiros anos de vida. Os tornam confiantes, capazes de pensar de forma independente, resolvem seus próprios problemas e aperfeiçoam a compreensão.

Um caminho muito fácil e rápido de ensina-los sobre valores cívicos.

E é pensando em todo esse cuidado que nós do Berçário Cegonha incentivamos e conduzimos nossos pequenos a crescer de forma consciente para cultivar o amor à pátria.

Afinal de contas, eles serão o futuro da nação e, nesse Dia das Crianças, muito mais do que dar presentes que encontramos em lojas, é importante oferecer amor e repensar a forma que estamos conduzindo a criação dos nossos pequeninos.

COMPARTILHAR

DEIXE SEU COMENTÁRIO