A Prefeitura de Suzano, por meio do Departamento de Zoonoses da Secretaria Municipal de Saúde, imunizou desde o início da vacinação antirrábica, em 31 de julho (segunda-feira), mais de 27 mil animais da cidade, entre cães e gatos. A campanha chega ao fim amanhã (1º de setembro). Contudo, com o objetivo de atender aos cidadãos que não tiveram a oportunidade de proteger seus mascotes contra a doença, a imunização continuará sendo oferecida gratuitamente no Canil Municipal (rua Valdemar Augusto, 300 – Casa Branca), de segunda a sexta-feira, das 8 às 17 horas.

No total, foram vacinados 21.750 cães e 5.676 gatos, em 79 pontos de imunização distribuídos nas regiões norte, sul e central de Suzano. Os pontos volantes estão sendo montados em locais de grande circulação de pessoas, como escolas públicas, postos de saúde e regiões estratégicas dos bairros. O trabalho é coordenado por uma equipe formada por médicos-veterinários e agentes de zoonoses que acolhem os pets e aplicam as doses.

Nesta gestão, também está sendo oferecida a possibilidade de agendamento para os proprietários de seis ou mais animais de estimação impossibilitados de conduzi-los aos pontos de vacinação. Segundo o Departamento de Zoonoses de Suzano, a expectativa é que mais de 950 pets sejam imunizados na primeira etapa do acolhimento em domicílio.

A campanha municipal antirrábica chega ao fim amanhã, com vacinação na região central. No período da manhã, das 8 às 11 horas, as doses estarão disponíveis em frente ao Teatro Municipal “Doutor Armando de Ré” (rua General Francisco Glicério, 1.354). Já das 12h30 às 17 horas, a ação acontece na praça João Pessoa. Haverá, ainda, um ponto de imunização funcionando das 8 às 17 horas na Escola Estadual (E.E.) “Professor Raul Brasil” (rua Otávio Miguel da Silva, 52 – Jardim Imperador).

Segundo o secretário de Saúde de Suzano, o médico Luis Claudio da Rocha Guillaumon, com o objetivo de atender aos munícipes que não tiveram a oportunidade de proteger seus mascotes contra a raiva durante a campanha, a imunização de cães e de gatos continuará sendo oferecida gratuitamente no Canil Municipal (rua Valdemar Augusto, 300 – Casa Branca), de segunda a sexta-feira, das 8 às 17 horas:

“Temos uma grande preocupação com os animais de estimação, já que eles podem ser vetores de uma doença grave, que é a raiva, que pode matar rapidamente se não for diagnosticada e tratada em tempo. Evitar que ocorram casos de raiva em Suzano é uma obrigação e um esforço a ser feito por todos, poder público e população”, afirmou o membro do governo do prefeito Rodrigo Ashiuchi.