Educação inicia a 1ª etapa classificatória da 3ª Olimpíada Esportiva em Itaquá
A 3ª Olimpíada Esportiva tem como objetivo promover, através da prática esportiva, a integração e o intercâmbio entre os alunos / Foto: Divulgação
Prefeitura de Mogi das Cruzes

A Secretaria Municipal de Educação, Ciência, Tecnologia e Inovação de Itaquaquecetuba (Semecti), iniciou nesta semana a 1ª Fase Classificatória da 3ª Olimpíada Esportiva do Sistema Municipal de Ensino de Itaquaquecetuba, nas dependências da EMEB Dr. José de Freitas Mendonça.

O evento acontece até o dia 15 de maio, e o público participante são os alunos dos 1ºs aos 5ºs anos das seguintes escolas: EMEB Virgilio Marinho, EMEB Vereador Augusto dos Santos, EMEB Dr. Aristides Jacob Álvares, EMEB Prof. Alceu Magalhães Coutinho, EMEB Prefeito Benedito Barbosa de Moraes, EMEB Dr. José de Freitas Mendonça, EMEB Prefeito Gentil de Moraes Passos e EMEB Profª Olívia Aparecida da Silva Costa Guglielmo.

A 3ª Olimpíada Esportiva tem como objetivo promover, através da prática esportiva, a integração e o intercâmbio entre os alunos das unidades escolares do Sistema Municipal de Ensino de Itaquaquecetuba, além de fomentar o desporto escolar no município.

Conforme explicou a secretária de Educação, Verônica Cosmo Barbosa, incentivar a promoção de eventos desta envergadura é muito importante, na medida em que a prática esportiva auxilia tanto nas questões de uma vida, quanto às ações cognitivas dos alunos: “Estimula o desenvolvimento de habilidades e competências no que tange ao cumprimento de regras, normas e respeito ao seu próximo. A prática de reforça valores positivos na formação integral do aluno”.

Com a ampliação das modalidades esportivas, nesta 3ª edição, a quantidade de crianças envolvidas na ação é de aproximadamente 12 mil alunos e todas as fases classificatórias acontecerão na EMEB. Dr. José de Freitas Mendonça. A 3ª Olimpíada Esportiva, contará com modalidades esportivas distintas e serão subdivididas da seguinte maneira: para os alunos dos 1ºs, 2ºs anos: Cabo de Guerra Misto e Estafeta Mista (obstáculos e lançamentos). Aos alunos dos 3ºs anos é oferecido a modalidade Atletismo Misto fragmentado em: Arremessos de Pelotas, Corrida de Barreiras, Corrida de Revezamento, Corrida de Velocidade, Salto em Distancia e Rouba Bandeira.

Já os 4ºs e 5ºs anos disputarão as modalidades: Damas (misto), Tênis de Mesa (misto), Futsal (masculino e feminino), Handebol (masculino e feminino), Cambio (misto) e Atletismo (masculino e feminino) e Queimada (misto).

De acordo com as informações do professor Hélcio Viriato Autor Júnior, as ações desenvolvidas na 2ª edição dos jogos foram satisfatórias e neste sentido visando avaliar e reestruturar o evento para esta edição foi realizado o Congresso Técnico com os professores especialistas em Educação Física, para refletir os pontos do regulamento, mediante as vivências práticas, que deveriam ser mantidos ou modificados nas modalidades.