É a vez deles
Homens, é hora de abandonar tabus e tomar as rédeas da manutenção de sua própria saúde/ Foto: Guilherme Berti/PMMC
Guararema Mirante Novembro

Nas últimas semanas, desenvolvemos várias ações referentes à saúde da mulher e todos os cuidados necessários para a prevenção de doenças como o câncer de mama e o câncer de colo de útero. Por isso nesta semana, em que lançamos a campanha Novembro Azul – em Mogi chamada de Mogi+Azul – é hora de direcionar o alerta aos homens.

Culturalmente, as mulheres são mais cuidadosas com a saúde e realizam seus exames frequentemente. Já os homens, por receio, crenças populares e até mesmo valores culturais, protelam ou simplesmente deixam de fazer um acompanhamento médico devido.

Com isso, abrem espaço para a descoberta, por vezes em estágio já avançado, de doenças infelizmente muito comuns, como o câncer de próstata. Câncer este que, se detectado em estágio inicial, tem grandes chances de recuperação plena, sem a necessidade de tratamentos agressivos.

Portanto, homens, é hora de abandonar tabus e tomar as rédeas da manutenção de sua própria saúde. O exame, diferentemente das lendas que sempre existiram, é simples, rápido e indolor.

Não dá mais para aceitar que um paradigma calcado em princípios do passado sirva como impeditivo para uma vida mais longa e saudável. Que essa mensagem de conscientização chegue aos ouvidos de todos os homens que amamos e queremos por perto.

E que todos nos ajudem e atuem como agentes multiplicadores desse recado tão importante. Lembrem-se: cuidar de si próprio é também um ato de amor a todos que os cercam e lhes querem bem. A bola está com vocês!