Deputado Estevam promete ir à Brasília lutar por melhorias na Nefrologia do Alto Tietê
Deputado Estevam promete ir à Brasília lutar por melhorias na Nefrologia do Alto Tietê

O deputado estadual Estevam Galvão (DEM) recebeu ontem, 26, um grupo de doentes renais crônicos que integram a Associação de Renais Crônicos do Alto Tietê e pedem melhorias no setor.

Defasada há mais de 10 anos, a tabela SUS dificulta o pagamento de procedimentos médicos e consequente atendimento de toda a demanda reprimida não só no Alto Tietê, mas em todo o País.

Contamos com as unidades de Suzano e Mogi das Cruzes para tratamento da hemodiálise e diálise na região, ambos serviços implantados através do deputado Estevam Galvão quando prefeito. Devemos muito a ele e sabemos o quanto ele se importa com os doentes renais crônicos. Por isso estamos hoje aqui fazendo este apelo”, afirmou o presidente da Associação, Henrique Jesuíno Souza, que faz hemodiálise há 24 anos.

De acordo com o grupo, os institutos de Nefrologia de Suzano e Mogi atendem mais de 600 pacientes. Pelo menos 150 estariam na fila de espera.

Muitos vão buscar tratamento em São Paulo, pela carência do serviço na região. Os hospitais daqui precisam credenciar este serviço, mas com o baixo repasse da tabela SUS, fica oneroso demais para as unidades de saúde e ninguém acaba se interessando por oferecer o tratamento”, complementou o presidente.

O deputado garantiu que vai até Brasília lutar por melhorias para o setor e já conquistou um aliado de peso: o senador José Serra, que foi ministro da Saúde e conhece de perto as deficiências da área.

Estive com o Serra nesta semana e ele já havia se prontificado em marcar uma audiência com o presidente da República, Michel Temer, para solucionar o problema do Hospital Guido Guida, em Poá. Queremos que ele também participe da luta dos renais crônicos”, adiantou.

 


CLIQUE AQUI PARA SEGUIR NOSSA PÁGINA NO FACEBOOK