Com a inauguração da Arena, Suzano acerta contas com o passado e firma compromisso com o futuro
O ginásio que fica no Parque Municipal Max Feffer tem capacidade para 4 mil pessoas sentadas /Foto: Irineu Junior/Secop Suzano
Prefeitura de Mogi das Cruzes

A inauguração da Arena Suzano marcada para esta quinta-feira, 5, será, segundo o governo suzanense, um momento histórico para o município. Isso porque a obra teve início há 25 anos e somente agora será concluída e entregue à população.

O ginásio fica no Parque Municipal Max Feffer. A entrega ocorrerá a partir das 17h30.
A Arena Suzano começou a ser construída em 1993. Na época, o time de vôlei da cidade havia conquistado o bicampeonato brasileiro e surgiu a necessidade de dispor de um local maior para os jogos, que ocorriam no Complexo Poliesportivo Paulo Portela, em razão do grande número de torcedores que acompanhavam a equipe.

No entanto, de lá para cá, a obra foi paralisada diversas vezes e somente em 2015 foi retomada, por meio de um financiamento no valor de R$ 10 milhões feito junto à Agência de Desenvolvimento Paulista (Desenvolve SP).

Para a conclusão da construção, em novembro do ano passado, o município recebeu mais R$ 3,5 milhões, por meio do mesmo contrato com o órgão do governo do Estado, assinado pelo prefeito Rodrigo Ashiuchi (PR).

De acordo com a Secretaria de Planejamento Urbano e Habitação, a Arena Suzano tem como destaques técnicos a quadra de piso de madeira em assoalho tipo “flutuante”, com superfície primária de concreto plano e nivelado, e a iluminação totalmente com lâmpadas de LED, a única do Brasil. O ginásio tem capacidade para 4 mil pessoas sentadas.

Segundo o prefeito o sentimento que predominava na cidade quando ele assumiu a administração municipal era de abandono, principalmente das obras públicas. “A Arena é mais do que uma obra bonita e impactante para Suzano e para o Estado; é o símbolo do resgate da autoestima e do orgulho de ser suzanense. Apesar de toda a dificuldade enfrentada pelo País, estamos no caminho certo. Penso que a entrega da obra pronta representa o fim de uma história triste, que agora tem um final feliz”, destaca Ashiuchi.

A cerimônia de inauguração será realizada nesta quinta-feira, às 17h30, e contará com diversas atrações, como show artístico e o Jogo dos Campeões, entre atletas que atuaram no time de vôlei da cidade nos anos 1990 e 2000 e a equipe da atualidade, além do ato solene com a presença de diversas autoridades. O público poderá acessar o Parque Max Feffer pela entrada localizada na avenida Brasil, 889, no Jardim Imperador, e a Arena Suzano pelos portões A e B.