Cuide dos pés para correr mais longe

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foot pain

Após treinos e competições o corpo precisa de descanso e ser relaxado. Massagear ombros, pernas, costas é sempre maravilhoso para ter mais disposição para o dia seguinte. Mas a grande maioria das pessoas esquecem de dar atenção a uma parte muito importante, os pés.

Apesar de ser considerado uma parte pequena do corpo, o pé contém 20 músculos, 33 articulações e 26 ossos. Eles são responsáveis por sustentar o peso e impactos causado pela corrida, é nele que se inicia todo o processo.

A falta de cuidados com os pés, podem causar de pequenas a grandes lesões e dores durante o percurso e pós corrida, como por exemplo a Tendinite, uma inflamação na bainha dos tendões, a fascite plantar é uma dor no calcanhar causada pela inflamação da fáscia plantar e também calos que são bastante frequentes nos pés dos corredores causado pelos sapatos. A ortopedista Lenina Matioli afirma “Exercitar as articulações, tendões, ligamentos e músculos da região é essencial para correr mais rápido e ter estabilidade nas passadas, o que evita dores e lesão em membros inferiores, lombar e costas”.

Mas não há com o que se preocupar, pois é muita fácil proteger-se de todos esses males. Existem exercícios simples e fáceis para fazer em qualquer ambiente que ajudarão a aliviar as dores, caso tenha, e a fortalecer toda a musculatura.

Siga algumas dicas abaixo:

Escalda Pés – Usado como anti estresse, aumenta a circulação corporal, relaxa e recupera os músculos dos pés. O método pode ser feito apenas com água quente (a 35°), mas pode utilizar sais e óleos especiais.

Gelo – O gelo diminui a circulação e a transmissão de impulsos nervosos, por isso alivia a dor. Mas cuidado, pois os pés não podem ter contato com temperaturas baixas por muito tempo.

Fortalecer Musculo – Deixe o arco do pé mais alto, sentirá pontadas no musculo da sola. No começo será desconfortável, mas é questão de tempo.

Abra e feche os dedos – Pise em um pano e tente pega-lo usando os dedos sem movimentar as pernas.

Ande descalço – Ter contato com o solo ajuda o cérebro a controlar o movimento e equilíbrio. É importante sentir as sensações do solo às vezes.

Massageie os pés – Faça movimentos circulares na sola e no peito dos pés e no calcanhar. Ajuda a tirar os nós dos músculos e aliviar as tensões.

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