Cuide da sua cidade
Só em Mogi das Cruzes, são retiradas por mês cerca de 900 toneladas de material descartado irregularmente em ruas, terrenos, córregos e bueiros/ Foto: Divulgação
Prefeitura de Mogi das Cruzes

Nesta semana, em que o país todo embarca no clima de Carnaval, gostaria de abordar um tema muito relevante não só no período atual, como em todo o ano: os cuidados com a limpeza da nossa cidade e a urgente necessidade de uma maior conscientização sobre o descarte correto de todo tipo de resíduo.

Só em Mogi das Cruzes, são retiradas por mês cerca de 900 toneladas de material descartado irregularmente em ruas, terrenos, córregos e bueiros. São caminhões e caminhões de material depositado em lugares impróprios, que geram, além do incômodo visual, outros sérios problemas, como alagamentos e até mesmo riscos para a saúde pública.

É difícil compreender tal postura, pois sabemos que Mogi possui uma rede completíssima de serviços de coleta, desde o lixo úmido, até a coleta seletiva, a Operação Cata-Tranqueira e ainda os Ecopontos. Ainda assim, vemos casos em que os caminhões da limpeza passam e 30 minutos depois, naquele exato ponto, alguém joga um sofá velho.

Como mudanças culturais requerem a mobilização da sociedade como um todo, convoco todos os cidadãos a atuarem como agentes fiscalizadores e ajudarem o poder público a cuidar da nossa cidade. Viu alguém cometendo uma ação dessa natureza? Tire uma foto, faça um vídeo e mande para a Prefeitura, para que o responsável possa ser penalizado, conforme previsto em lei.

Cuide bem da sua cidade e ajude a livrá-la desse mal crônico, pois lembre-se: ela não é propriedade exclusiva de uma ou outra pessoa. Ela pertence a todos nós.