A experiência do Selo Cozinha Nota 10, uma iniciativa da Secretaria de Educação, para reconhecer e valorizar o papel dos profissionais que atuam nas cozinhas de escolas e creches será apresentada na manhã desta sexta-feira, 2, no I Encontro Paulista de Alimentação Escolar, em São Paulo.

O trabalho mogiano foi selecionado como experiência de sucesso em atividades envolvendo merendeiras.

Pela iniciativa, criada em 2017, as unidades escolares da rede municipal de ensino foram analisadas por membros do Conselho de Alimentação Escolar (CAE) e das visitadoras do Departamento de Alimentação Escolar (DAE) da Secretaria Municipal de Educação.

Foram avaliados o cumprimento do cardápio, comida mais saborosa; limpeza, higiene, organização da cozinha e do estoque, organização interna do trabalho; controle de estoque a armazenamento e ações educacionais diferenciadas na área de alimentação escolar de acordo com a temática da Educação Alimentar e Nutricional (EAN).

Na primeira edição, 51 escolas da rede municipal de ensino receberam o selo e certificado de participação para os profissionais. A merenda escolar mogiana é referência de qualidade e se destaca pelo trabalho realizado junto à agricultura familiar.

Foi reconhecida como a melhor merenda do Estado de São Paulo pela ONG Ação Fome Zero, em parceria com o Governo Federal. São cerca de 185 mil refeições feitas e distribuídas diariamente para os 45 mil alunos. Leia mais no boxe.