Condemat vai promover o 2º Fórum de Resíduos Sólidos do Alto Tietê
Com o tema “Desafio do Lixo – O Ciclo do Consumo”, essa segunda edição do Fórum de Resíduos Sólidos do Alto Tietê tem como abordagem principal o reaproveitamento de materiais/ Foto: Divulgação
Prefeitura de Mogi das Cruzes

O Condemat – Consórcio de Desenvolvimento dos Municípios do Alto Tietê promove no próximo dia 22 o 2º Fórum de Resíduos Sólidos do Alto Tietê, iniciativa que coloca em discussão a problemática dos resíduos nas cidades e destaca as ações regionais para a busca das soluções mais sustentáveis.

O evento será realizado em Guararema e as inscrições, gratuitas, já estão disponíveis por meio do link (https://bit.ly/2usCcue) ou pelo site (www.condemat.sp.gov.br).

Com o tema “Desafio do Lixo – O Ciclo do Consumo”, essa segunda edição do Fórum de Resíduos Sólidos do Alto Tietê tem como abordagem principal o reaproveitamento de materiais.

Serão expostos painéis com os principais destinos do isopor, plástico, papel, metal e vidro; os avanços e desafios da coleta seletiva e inclusão dos catadores;  e experiências de moradores no movimento lixo zero, além de uma oficina para reaproveitamento de resíduos orgânicos.

Os temas serão abordados por empresas e instituições que são referência no assunto, como Ancat, Gerdau, Instituto GEA, Guararecicla, Grupo Alto Tietê, Instituto Itaquareia, Massfix, Meiwa Embalagens, Veolia e Pragma Soluções Sustentáveis.

Outro destaque do 2º Fórum é o painel “Desafios dos resíduos sólidos urbanos no Estado de São Paulo”, com a participação de técnicos da Secretaria Estadual de Infraestrutura e Meio Ambiente. A proposta é a apresentação das propostas da atual gestão para o avanço em soluções nas cidades paulistas.

“A solução regional para os resíduos sólidos é prioridade para o atual Conselho de Prefeitos do Condemat e, desde 2017, quando realizamos o 1º Fórum, diversas ações tem sido realizadas com esse objetivo” diz Daniel Teixeira de Lima, coordenador da Câmara Técnica de Gestão Ambiental.

Paralelo a elaboração do Plano Regional de Gestão de Resíduos Sólidos, que apontará o modelo mais adequado de destinação final para implantação de uma solução consorciada, os municípios têm atuado na capacitação dos técnicos para os planos municipais e, principalmente, no fortalecimento e ampliação da coleta seletiva.

“Esse 2º Fórum destacará principalmente os avanços e desafios da Região nos resíduos sólidos. Um tema complexo, que gera impactos ambientais e financeiros muito grandes para os municípios e que vem sendo trabalhado permanentemente pelo Consórcio”, ressalta Lima, ao citar que a Região tem uma produção diária de aproximadamente três milhões de toneladas de resíduos.

O 2º Fórum de Resíduos Sólidos do Alto Tietê será realizado no Núcleo Ambiental Sinhô Muniz, na Praça Lydia Custódio, região central de Guararema. A programação começa às 9 horas e se estende até 16h30. Maiores informações pelos telefones 4652-3413 ou 4693-8000 (ramal 8070).

Confira a programação completa:

  • 8h30 – Credenciamento
  • 9h00 – Abertura
  • 9h10 – “A experiência de Guararema, SP na gestão dos resíduos sólidos” – com José Idasil Vitor, da Guararecicla, e Ricardo Moscatelli, da Prefeitura de Guararema
  • 9h30 – “Qual o destino do Papel?”, com Alexandre Dumas, do Grupo Alto Tietê
  • 9h50 – “Qual o destino do Isopor?”, com Ivam Michaltchuk, da Meiwa Embalagens
  • 10h10 – “Qual o destino do Metal?”, com Larissa Sttippe e Claudecir Aparecido Alves da Silva, da Gerdau
  • 10h30 – Intervalo
  • 10h50 – “Qual o destino do Plástico?”, com Liziane Eymael, da Veolia
  • 11h10 – “Qual o destino do Vidro?”, com Juliana Schunck, da Massfix
  • 11h30 – “Desafios dos resíduos sólidos urbanos no Estado de São Paulo”, com José Valverde Machado Filho, assessor em resíduos sólidos da Secretaria Estadual de Infraestrutura e Meio Ambiente
  • 12h30 – Intervalo para almoço
  • 14h00 – “Coleta Seletiva – Inclusão dos Catadores: Avanços e Desafios”, com Roberto Rocha da Ancat (Associação Nacional dos Catadores e Catadoras de Materiais Recicláveis) e Dione Manetti, da Pragma Soluções Sustentáveis
  • 14h30 – “Sustentabilidade, Consumo e Minimização de Resíduos”, com Araci Martins Musolino, do Instituto GEA – Ética e Sustentabilidade
  • 15h00 – “Movimento Lixo Zero: Começando em Casa”, com Priscilla Baptista, moradora
  • 15h30 – Intervalo
  • 15h45 – “E os Resíduos Orgânicos – Oficina de Confecção de Composteira Doméstica”, com Flávia Casali Rossi, do Instituto Itaquareia