Complexos de piscinas nas duas maiores cidades da região contemplam atletas e amantes do esporte aquático
Em Suzano a população tem três opções para atividades aquáticas. Uma delas é a Piscina Municipal no Parque Max Feffer que foi revitalizada e entregue no mês passado pela Prefeitura/ Foto: Wanderley Costa/Secop Suzano
Guararema Mirante Novembro

As duas maiores cidade da região do Alto Tietê, Mogi das Cruzes e Suzano, disponibilizam para os seus munícipes verdadeiros complexos de piscinas públicas para a prática das mais diversas modalidades do esporte aquático. Os dois municípios dispõem à população, ao todo, seis piscinas públicas.

Em Suzano a população tem três opções para atividades aquáticas. Uma no Estádio Municipal “Francisco Marques Figueira”, o Suzanão, outra no Complexo Poliesportivo “Paulo Portela”, e a mais recente inaugurada e revitalizada – a Piscina Municipal “Daniel Fiamini Geremias”, que fica no Parque Max Feffer. Atualmente a Prefeitura de Suzano contempla, ao todo, 6,5 mil alunos de Suzano que podem utilizar os equipamentos públicos mediante inscrição na Secretaria de Esportes e Lazer.

Já em Mogi das Cruzes, a população também conta com três piscinas públicas. A cidade dispõe aos seus munícipes espaços no Centro Esportivo do Socorro, no Pró-Hiper, no Mogilar, e a Única, em Jundiapeba.

Segundo o governo mogiano, os cidadãos podem utilizar as piscinas em aulas de hidroginástica, iniciação à natação, além do treinamento das equipes que representam Mogi em competições oficiais, como os Jogos Regionais e Abertos do Interior. A municipalidade também conta com atividades aquáticas voltadas aos idosos.

Na cidade de Suzano, com a entrega da Piscina Municipal no Parque Max Feffer no mês passado, o governo do prefeito Rodrigo Ashiuchi (PR) proporciona hoje aos amantes e atletas do esporte aquático atividades de natação, hidroginástica, bem como vagas destinadas aos frequentadores do Centro de Convivência da Pessoa com Deficiência e da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae), além do grupo União Família Azul, que reúne crianças com autismo e seus familiares.

No discurso da entrega da revitalização da Piscina Municipal no Parque Max Feffer, o prefeito Rodrigo Ashiuchi lembrou que, ao assumir a administração municipal em janeiro de 2017, encontrou uma piscina degradada, com documentos em seu interior, além de pichação e dejetos.

“Com muito trabalho e força de vontade, conseguimos fazer toda a revitalização estrutural e externa, com nova identidade visual. Em seguida, abrimos vagas e conseguimos contemplar todos os inscritos. Essa é a terceira piscina pública em funcionamento na cidade. Com ela, foi ultrapassada a marca de 6,5 mil alunos contemplados em Suzano com atividades de natação e hidroginástica, já que o Estádio Municipal Francisco Marques Figueira, o Suzanão, há 640 inscritos e no Complexo Poliesportivo Paulo Portela mais 2 mil”, contabilizou Ashiuchi.

As duas cidades contam com atletas de destaques na natação

Em Suzano, o principal nome da natação é o campeão mundial Felipe França. Além conquistar sete medalhas de ouro, o suzanense contabiliza uma de prata e duas de bronze em torneios mundiais.

França já foi campeão olímpico por três oportunidades, sendo uma nos Jogos Olímpicos Rio 2016, e levou o ouro em quatro campeonatos pan-americanos.

Na cidade de Mogi das Cruzes, de acordo com o Coordenadoria de Comunicação Social, a prefeitura apoia as equipes que representam a cidade em competições oficiais. Nos últimos Jogos Regionais, a equipe foi vice-campeã no feminino e quarta colocada no masculino. O destaque é a nadadora Luiza Moutela, que já foi campeã brasileira.