Cogestor vai exigir eficiência nos serviços de OS que vai ganhar R$ 27,1 milhões para cuidar da saúde em Arujá
O governo do prefeito José Luiz Monteiro (MDB) revelou que o contrato firmado entre a prefeitura e a nova Organização Social possui uma cláusula que garante à administração fazer a cogestão dos serviços/ Foto: Divulgação
Prefeitura de Suzano Refis

O governo do prefeito José Luiz Monteiro (MDB) revelou na tarde dessa quarta-feira, 17, para a reportagem do Oi Diário que o contrato firmado entre a prefeitura de Arujá e nova Organização Social (OS) que assumirá os principais serviços de saúde da cidade a partir desta sexta-feira possui uma cláusula que garante à administração municipal fazer a cogestão dos serviços.

Isso quer dizer, segundo a assessoria de imprensa do governo arujaense, que um representante técnico da Secretaria de Saúde de Arujá vai monitorar todos os serviços e atendimentos que serão executados pelo Instituto de Desenvolvimento de Gestão, Tecnologia e Pesquisa em Saúde e Assistência Social (IDGT).

Esse instituto é o novo administrador dos Prontos Atendimentos (PAs) Central e Parque Rodrigo Barreto e da Maternidade Municipal em substituição ao Instituto Inovação que tinha um contrato temporário para fazer a gestão das unidades de saúde de Arujá.

Ainda de acordo com a assessoria da prefeitura, a participação de um técnico da prefeitura na gestão dos serviços que será feita pela IDGT garantirá mais eficiência no atendimento aos pacientes e poderá evitar problemas como os verificados na metade deste ano, quando o Pronto Atendimento Central chegou a ficar sem médicos.

A prefeitura de Arujá explicou que o IDGT foi considerado vencedor de um chamamento público e por esse motivo assinou contrato de ano com a Secretaria de Saúde. Neste período o instituto deverá receber pouco mais de R$ 27,1 milhões para manter nas unidades de saúde médicos e profissionais da área conforme os números estabelecidos no contrato de prestação de serviços.

A melhoria do sistema de saúde em Arujá foi a principal promessa de campanha o prefeito eleito José Luiz que é médico e a expectativa é que a partir agora a qualidade prometida em campanha se torne uma realidade.