Cineteatro Wilma Bentivegna será inaugurado hoje com a presença do ator Paulo Betti
Walmir Pinto, atual vice-prefeito, é o autor do projeto (na época de sua vereança) que transforma a antiga sede da Câmara Municipal no Cine Teatro Municipal/ Foto: Irineu Junior/Secop Suzano/ Divulgação

Após 11 meses de obras de modernização, o prédio que abrigava o antigo plenário da Câmara de Vereadores de Suzano renasce nesta quinta-feira, 6, com o Cineteatro Wilma Bentivegna.

Localizado no número 70 da rua Paraná, na região central, o novo espaço será inaugurado às 18 horas com a participação do prefeito Rodrigo Ashiuchi, do ator e diretor Paulo Betti e de autoridades do município.

Para a cerimônia de entrega, estão programadas a exibição de um curta-metragem contando a história da atriz Wilma Bentivegna e uma apresentação musical do grupo “Ricardo de Deus Trio”. Na oportunidade, o chefe do Executivo também vai falar com os presentes sobre o desenvolvimento do espaço e das atividades que serão realizadas no local.

Programação especial começa na sexta-feira

Já no dia seguinte, 7, a Secretaria Municipal de Cultura começa a oferecer uma programação especial, a partir das 18 horas, com a exibição do filme “A Fera na Selva”.

Em seguida, o ator Paulo Betti, que foi um dos diretores do longa-metragem, promoverá uma roda de conversa com os espectadores sobre o processo de criação do filme, rodado na região de Sorocaba e baseado na obra do escritor e dramaturgo anglo-americano Henry James.

Entre os dias 11 e 13 de dezembro (de terça a quinta-feira), a administração municipal também promoverá o projeto “Cine Cultura”, com sessões às 9h30 e às 14h30, com exibições de filmes com classificação etária livre. No sábado, 15, a partir das 16 horas, acontecerá o Circuito de Cinema Alternativo, com produções audiovisuais de Suzano e região.

Segundo o secretário municipal de Cultura, Geraldo Garippo, o novo Cineteatro conta com uma das estruturas mais modernas no Alto Tietê, com capacidade de receber até cem pessoas.

O novo Cineteatro levará o nome da cantora, atriz e apresentadora de televisão Wilma Bentivegna. Nascida em 1929 em São Paulo, ela foi a primeira mulher a se apresentar na televisão brasileira na extinta emissora TV Tupi e viveu seus últimos anos de vida em Suzano. Morreu em 2015, aos 85 anos.