Foto: Irineu Junior
Prefeitura de Mogi das Cruzes

A Prefeitura de Suzano começou nesta sexta-feira, 16, a construção do Centro de Iniciação ao Esporte (CIE). O futuro equipamento público ficará no Jardim Santa Inês, na esquina das ruas Guilherme Garijo e Vicente Scálice.

Com investimento de R$ 4,2 milhões do Ministério dos Esportes e da administração municipal, a obra deverá levar 12 meses para ser concluída. A unidade terá pistas de corrida e de salto em distância, área para arremesso de peso e ginásio para diversas modalidades olímpicas e paraolímpicas. O objetivo é atender toda a população da região norte da cidade.

Na solenidade, que ocorreu no próprio canteiro de obras, o prefeito Rodrigo Ashiuchi assinou a ordem de serviço para que a empresa responsável, Shop Signs Obras e Serviços Ltda., pudesse dar início oficialmente à construção. Ao lado dele participaram várias autoridades como a primeira-dama e presidente do Fundo Social de Solidariedade, Larissa Ashiuchi, o deputado federal Marcio Alvino, o deputado estadual André do Prado, secretários municipais e vereadores.

Em seu discurso, o chefe da pasta de Esportes e Lazer, Arnaldo Marin Junior, destacou que um equipamento público como o CIE será de muita importância para uma região tão populosa. “É uma satisfação enorme ver uma estrutura que fará a diferença na vida de tanta gente começando a sair do papel”, afirmou.

O deputado federal Marcio Alvino ressaltou o fato de Suzano estar constantemente entregando ou lançando obras importantes. E ainda lembrou que o CIE era um projeto que estava parado havia alguns anos e que foi retomado pelo atual governo. “O prefeito está dando sequência a muitas obras quase perdidas. E nós fizemos questão de auxiliar na intermediação da retomada dessa obra. Quem ganha é a população”, afirmou.

Para o deputado estadual André do Prado, o CIE é uma unidade que, quando pronta, irá agregar muito na vida de milhares de pessoas. “Trata-se de uma obra estratégica. E quando um projeto como esse é resgatado, se contribui para a sociedade, com oferta de cursos e atividades em diversas modalidades esportivas”, apontou.

O prefeito Rodrigo Ashiuchi enfatizou que o início da obra se junta às diversas ações em andamento nos bairros da região norte, como a implantação da ciclovia na avenida Vereador João Batista Fitipaldi e a revitalização da avenida Francisco Marengo, e às que já foram concluídas, como a construção da Escola Municipal Heleno José dos Santos, no Miguel Badra, e do Centro de Artes e Esportes Unificado (CEU) do Jardim Gardênia Azul.

“A região norte recebe um olhar especial, diferenciado. E o CIE será um marco, um equipamento público que vai atender a milhares de pessoas com cursos e atividades. Com esse local teremos a oportunidade de contribuir não só com a formação de atletas como também de grandes e conscientes cidadãos. Sem dúvida, será um centro transformador de pessoas”, disse Ashiuchi.

Estrutura

O CIE será construído em uma área pública municipal de 14.854 metros quadrados. A unidade conquistada por Suzano é do modelo 3, o maior entre os disponíveis, com uma estrutura de 7 mil metros quadrados.

No local haverá pistas de corrida e para salto em distância, área para arremesso de peso – todas referentes a atletismo – e um ginásio para a prática das seguintes modalidades olímpicas: badminton, basquete, boxe, esgrima, ginástica rítmica, handebol, judô, levantamento de peso, lutas, taekwondô, tênis de mesa e vôlei. Também abrigará atividades de futsal e das modalidades paralímpicas esgrima em cadeira de rodas, goalball, halterofilismo, judô, tênis de mesa e vôlei sentado.

O ginásio terá espaço para quadra coberta com 40 metros de comprimento e 20 de largura e piso sintético. No local ainda haverá arquibancada com 177 lugares, espaço para academia, enfermaria, vestiários, copa, sala de professores e técnicos, depósito e salas de administração.