Centro Cultural de Mogi recebe encontro do programa Contexto Jovem neste sábado
O Centro Cultural de Mogi vai receber, hoje, um encontro do projeto Contexto Jovem, que é voltado a jovens que vão prestar o vestibular e outros processos seletivos/ Foto: Ney Sarmento/PMMC
Prefeitura de Mogi das Cruzes

Neste sábado, 6, das 14 às 17 horas, o Centro Cultural de Mogi das Cruzes será palco para um encontro do projeto Contexto Jovem. Desenvolvida numa parceria entre a Secretaria Municipal de Cultura, a Escola Técnica Estadual (Etec) Presidente Vargas e o Projeto Universidade, a iniciativa tem por objetivo trabalhar na formação de jovens, para facilitar o acesso deles às universidades públicas de qualidade.

Hoje, será apresentada uma aula espetáculo de História (da Idade Moderna até a Segunda Guerra), conteúdo este que está presente no vestibulinho da unidade de ensino, bem como no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). O professor responsável por ministrar o conteúdo é Renato Lemes Júnior e haverá também uma apresentação musical, com o músico Gui Cardoso.

A proposta do projeto é comprovar que a cultura é um componente ativo na vida do ser humano, o que a torna uma importante ferramenta educacional. Ele se desenvolve a partir da realização de espetáculos, aulas especiais, simulados e vivências, que nem sempre são trabalhadas no ambiente escolar.

Entre as ações iniciais do projeto, estão aulas espetáculo, que utilizam a arte como metodologia e a aplicação de simulados, para traçar um diagnóstico inicial. O princípio trabalhado é o de que saber de teatro, música, literatura e cinema é tão importante quanto saber de química, física, biologia, matemática.

A princípio, o Projeto Universidade tinha como objetivo ajudar os jovens no final do ensino fundamental a traçar um caminho que os levasse até a universidade, tendo a prova seletiva da Etec como uma das referências.

Logo, contudo, identificou-se o problema da baixa escolaridade até mesmo em alunos de séries avançadas do Ensino Médio, o que elucidou a necessidade de se buscar ajudar de outros profissionais.

Assim nasceu a parceria com a Secretaria de Cultura e a possibilidade de levar a estes jovens mais do que o conhecimento formal. Isto é, a experiência de participar de espetáculos musicais, vivenciar manifestações de arte associadas a diferentes conteúdos pedagógicos e, em especial, da leitura de livros e da vida.

O projeto Contexto Jovem faz parte da política de formação para jovens, que se consolidou com a inauguração, no último sábado, da Escola de Empreendedorismo e Inovação (EEI). A partir de 2019, inclusive, ele deve ser levado às dependências da EEI. A participação nos encontros é aberta e gratuita.