Campd ganha nova recepção e espaço de leitura

0
188

Nesta semana em que se celebra o Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência, hoje, o Campd (Centro de Atendimento Multiprofissional à Pessoa com Deficiência) vai marcar a data com a entrega de duas benfeitorias aos seus usuários: uma nova recepção e o espaço de leitura do projeto “Livros Livres Voam”, uma parceria entre as secretarias municipais de Saúde e Educação, Cultura, Esporte e Lazer (Secel) que faz parte do programa Literalmente Isso.

Com o objetivo de ampliar os recursos de acessibilidade para a leitura, aproximando as pessoas com deficiência do universo literário inclusivo, a minibiblioteca do Projeto “Livros Livres Voam” foi instalada na nova recepção, que agora tem o dobro do espaço anterior e já oferece mais conforto aos pacientes. Para a gerente do serviço, Elisângela Arantes de Souza, essa ação vai ao encontro da Política Nacional da Pessoa com Deficiência, que preconiza a importância do atendimento humanizado.

“As bibliotecas eram consideradas centros de cura pelas civilizações egípcia, grega e romana, um depósito de remédios para o espírito. Por isso, acreditamos que essa iniciativa resultará em grandes benefícios aos nossos usuários”, destacou a gerente. O espaço de leitura reúne um acervo diversificado de 50 livros, com obras para o público infantil, infanto-juvenil, adultos e idosos. Também conta com livros em braile, livros adaptados para pacientes com baixa visão, entre outros.

O idealizador do projeto, Fabu Valente, da Secel, inaugurou o espaço de leitura, convidando todos os pacientes a mergulhar no universo peculiar da literatura. Ele também recitou uma poesia de sua autoria, em que uma das estrofes fala de buscar nos livros a cura. “A proposta é expandir esse projeto para outros serviços de saúde”, explicou.

Reforma:

A reforma da recepção do Campd teve início no dia 18 de agosto passado, com a remoção de paredes, nivelamento e substituição do piso, fechamento de portas e janelas em desuso, implantação de três guichês para o atendimento, aquisição de cadeiras infantis e pintura completa. A obra foi realizada por empresa contratada com recursos do PróRede (programa de recursos descentralizados para a manutenção de unidades de Saúde).

Campd:

Inaugurado em abril passado, o Campd funciona de segunda a sexta-feira, das 7 às 19 horas, na viela Porto Belo, nº 28 (Vila Camargos). O serviço atende as pessoas com deficiência que já passaram por reabilitação, mas necessitam de continuidade no cuidado para minimização das seqüelas através de suporte e intervenções da equipe multidisciplinar.

O encaminhamento para o Campd é feito pelas Unidades Básicas de Saúde (UBS) e centros especializados. O serviço conta com médico clínico geral, ortopedista, psiquiatra, neurologista, ginecologista, enfermagem, psicólogo, assistente social, fisioterapeuta, fonoaudióloga e profissionais administrativos.

COMPARTILHAR

DEIXE SEU COMENTÁRIO