Campanha Antirrábica espera vacinar 50 mil cães e gatos em Mogi
A vacina contra a raiva é indicada para cães e gatos a partir dos três meses de vida/ Foto: Divulgação

A Campanha de Vacinação Antirrábica de Mogi das Cruzes começou nessa segunda-feira, 6, e prosseguirá até o dia 12 de setembro. Neste período, os agentes do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) irão visitar 153 pontos da cidade para garantir a imunização de cães e gatos. A expectativa é vacinar cerca de 50 mil animais.

Nesta quarta, 8, o trabalho será realizado no Quatinga, Chácara Guanabara e Barroso. Na quinta-feira, 9, será a vez de Taiaçupeba, com equipes em diferentes pontos do Distrito. Já na sexta, 10, os técnicos estarão no Conjunto Santo Ângelo, Parque São Martinho, 9 de Julho, Varinhas e real Park Jundiapeba.

A programação completa da vacinação está disponível no site da prefeitura de Mogi das Cruzes.

Veja todas as datas e locais de vacinação

A vacina contra a raiva é indicada para cães e gatos a partir dos três meses de vida. Para a vacinação, não é obrigatório que o animal tenha algum documento e a principal orientação é para que os cães e gatos sejam transportados de maneira segura, tanto para os profissionais, como para a população em geral.

Os cães devem ser levados em guias e coleiras e os gatos devem ser transportados em caixas especiais, caixotes de papelão ou qualquer outro recurso que garanta a segurança do animal e dos profissionais.

A raiva é transmitida por meio de vírus que, quando acomete os animais, é quase sempre fatal. A doença atinge também os humanos que têm contato com a saliva com o bicho infectado. “A vacinação antirrábica é muito importante e os proprietários precisam estar atentos para garantir a proteção anual necessária”, explica o secretário municipal de Saúde, Téo Cusatis.

A dose estará disponível também no Centro de Controle de Zoonoses, de segunda a sexta-feira, das 8 às 17 horas. O endereço é estrada de Santa Catarina, número 2.540, em Cezar de Souza. Informações pelo telefone 4792-8585.