Câmara de Poá recebe encontro para capacitação de instituições do Terceiro Setor
O vereador Saulo Souza (SD), que por meio de seu mandato intermediou a realização do evento na Câmara
Vai Encarar ?

Com o objetivo de capacitar e profissionalizar as entidades e ONGs da região, a Associação das Instituições de Terceiro Setor do Alto Tietê (Assintes), em parceria com a Câmara de Poá, sediou durante todo o dia de hoje o 2° Encontro de Excelência em Gestão do Terceiro Setor. Dezenas de pessoas participaram da atividade, que contou com palestras sobre diferentes temas, entre eles captação de recursos, gestão financeira, gestão de projetos e desafios do setor, que reúne pelo menos 5 mil pessoas nas dez cidades da região .

De acordo com o vereador Saulo Souza (SD), que por meio de seu mandato intermediou a realização do evento na Câmara, o encontro é de extrema importância para fomentar ações do Terceiro Setor em Poá. “Além de incentivar a criação de novo projetos, também queremos estimular o voluntariado na nossa cidade e profissionalizar as instituições que já atuam”, detalhou.

Para o presidente da Assintes, José Audeci de Arruna Lins, a legislação que rege o Terceiro Setor está cada vez mais exigente, por isso a necessidade de capacitar as mais de 5 mil pessoas envolvidas em projetos no Alto Tietê. “Hoje ter um ONG ou entidade é a mesma coisa que ter uma empresa, é preciso recolher impostos, apresentar documentações, prestações de conta. Aquele que não estiver preparado para isso, pode ser até multado por exemplo. Por isso a necessidade de eventos como esse, que devem se repetir em todas as cidades da região, e também do apoio também do Poder Público”, explicou.

O coordenador do Grupo de Excelência em Gestão do Terceiro Setor, Rafael Bandeira, afirmou que as palestras ministradas ontem abordam temas necessários para que as entidades consigam se adequar e crescer diante de tantas adversidades. “É preciso captar recursos, gerenciá-los, identificar novos campos de atuação e enfrentar as questões públicas que aparecem diariamente”.

Outro lado

A assistente social Lidiane Santos Rodrigues, que acompanhou o encontro, elogiou a iniciativa. “Em especial para as entidade que estão começando a se formar, esse tipo de evento é um estímulo, porque a parte conceitual está sendo muito bem apresentada. É possível entender por qual caminho seguir, quais são as vias de captação de verba e também destacar que não se pode mais trabalhar com o pensamento arcaico de antigamente, de caridade simplesmente”.

Dia de Doar

O vereador Saulo Souza enfatizou ainda que o 2° Encontro de Excelência em Gestão do Terceiro Setor vem ao encontro do Dia de Doar, instituído na cidade em 2017 a partir de um projeto de lei de sua autoria. “Além de profissionalizar o Terceiro Setor, temos que conscientizar a população sobre a necessidade de doar. Temos que mobilizar as entidades sociais, assistenciais e religiosas, além das escolas e de outros setores, para que promovam a cultura da filantropia e da solidariedade em Poá”.