UBC segue sendo Universidade? Virou Centro Universitário? E agora?

0
576
A Universidade Braz Cubas diz que não sofreu qualquer sanção do Ministério da Educação
A Universidade Braz Cubas diz que não sofreu qualquer sanção do Ministério da Educação

De acordo com informações publicadas no final de semana pela imprensa em Mogi, a Universidade Braz Cubas, a UBC, deixará de ser uma universidade para ser um Centro Universitário.

A reportagem do Jornal Oi cobrou esclarecimentos sobre o que acontecerá na prática com a instituição de ensino e principalmente com os alunos e cursos.

De acordo com a informação veiculada em Mogi, o Conselho Nacional de Educação e a Câmara de Educação Superior, por unanimidade, aprovaram parecer do conselheiro Arthur Roquete de Macedo, propondo o descredenciamento da Universidade Braz Cubas, com sua consequente transformação em Centro Universitário. No parecer 456/2017, Arthur Roquete de Macedo, justifica: “Voto desfavoravelmente ao recredenciamento da Universidade Braz Cubas, com sede no município de Mogi das Cruzes, Estado de São Paulo, conforme o disposto no artigo 46, § 1º da Lei nº 9.394/1996 e do artigo 10, § 2º, inciso III, da Lei nº 10.861/2004. E, considerando que a IES não atende ao artigo 3º inciso VI, da Resolução CNE/CES nº 3/2010, que trata da oferta de pelo menos, quatro mestrados e dois doutorados reconhecidos pelo Ministério da Educação, como requisitos necessários para o recredenciamento como Universidade e, nos termos do artigo 10, inciso III, da citada Resolução, voto favoravelmente à sua transformação acadêmica em Centro Universitário, com a denominação de Centro Universitário Braz Cubas, com sede na Avenida Francisco Rodrigues Filho, nº 1.233, bairro Mogilar, no município de Mogi das Cruzes”.

A imprensa de Mogi chegou a cogitar que o parecer de Roquete teria a ver com interesses de corporações interessadas em comprar instituições de ensino (em crise) no Brasil e América Latina. Leia nota oficial da UBC ao lado. Entre outros esclarecimentos a universidade diz que não sofreu qualquer sanção do Ministério da Educação.

Em nota, UBC diz que a decisão não é definitiva e que não muda nada

Em nota oficial enviada ao Oi a direção da UBC esclarece o assunto: “A Universidade Braz Cubas informa que não sofreu qualquer sanção pelo MEC. A instituição está em processo de recredenciamento no Ministério, mas ainda não há uma conclusão. Um primeiro parecer do Conselho Nacional de Educação (CNE) indica para sua transformação em Centro Universitário. Esse parecer é uma parte do processo e não é a decisão final. Ainda há outras etapas para que se chegue a ela, o que significa que o parecer não tem qualquer impacto no dia-a-dia da instituição. É importante esclarecer que mesmo que futuramente a Braz Cubas se torne um Centro Universitário isso não será, de nenhuma forma, algo negativo. Será sim uma transformação, como o próprio Conselho cita, cujo único motivo é não termos mestrados e doutorados. O foco da Braz Cubas em aprendizado, empregabilidade e inovação seguirá o mesmo. Nada muda para os alunos. Uma eventual transformação em Centro Universitário também não trará qualquer alteração para professores e colaboradores. Mas, até a decisão final, continuaremos como Universidade Braz Cubas. E manteremos os projetos de transformação da educação por meio de novas tecnologias, com a implantação dos cursos técnicos na modalidade EaD (a Braz Cubas é a primeira instituição paulista autorizada a oferecer estes cursos pelo CEE) e com a expansão da rede de polos para mais de 20 estados brasileiros, onde a tradição de quase 80 anos da instituição estará presente. Nossos planos não se alteram e vemos um futuro cada vez melhor para Braz Cubas e sua comunidade de alunos e professores.”

Prof. Maurício Chermann
Reitor da Universidade Braz Cubas

 


CLIQUE AQUI PARA SEGUIR NOSSA PÁGINA NO FACEBOOK


 

DEIXE SEU COMENTÁRIO