Bolsonaro deu 82 ‘declarações falsas ou distorcidas’ em 68 dias, diz site. Trump ‘é o melhor’
A plataforma analisa e classifica notícias e declarações públicas dos presidentes do Brasil e dos Estados Unidos/Foto: Divulgação
Prefeitura de Mogi das Cruzes

Em 68 dias como presidente da República, Jair Bolsonaro fez 149 declarações passíveis de checagem, das quais 82 o site Aos Fatos Lab identificou como completamente falsas ou distorcidas. A plataforma analisa e classifica notícias e declarações públicas.

Trump x Bolsonaro

A mesma análise e checagem dos tweets é feita no perfil do presidente norte-americano, Donald Trump, pelo jornal Washington Post.

O recorde pessoal do mandatário norte-americano é de 139 afirmações falsas em um dia. O jornal fez o registro no dia 5 de novembro de 2018, véspera das midterms nos EUA.

O pico de Bolsonaro foi de 31 falas em 2 de janeiro, apenas um dia após a posse. O presidente concentrou as publicações em dois temas centrais de campanha: economia (15 menções) e ideologia (12).

Trump fez mais de 1.500 declarações errôneas somente sobre imigração. Por volta de 1.000 outras declarações foram reservadas a política externa.