Prefeitura e Detran realizam blitz educativa no programa Foca no Trânsito
Prefeitura e Detran realizam blitz educativa no programa Foca no Trânsito

Foca no Trânsito

A Prefeitura de Suzano, por meio da Secretaria Municipal de Transporte e Mobilidade Urbana, realizou na manhã desta quarta-feira (30 de agosto) a quarta e última “blitz educativa” da campanha “Foca no Trânsito”. A iniciativa, que é colocada em prática pelo Poder Executivo em parceria com o Departamento Estadual de Trânsito (Detran), ocorreu na praça dos Expedicionários, na região central da cidade.

O objetivo do “Foca no Trânsito” é despertar os motoristas para a importância da atenção deles, bem como dos pedestres para os cuidados ao dirigir e ao atravessar as vias. Segundo o titular da pasta municipal de Transportes e Mobilidade Urbana, José Alves Pinheiro Neto, levantamento do Movimento Paulista de Segurança no Trânsito aponta que 94% dos acidentes fatais registrados no Estado de São Paulo nos últimos anos são causados por falta de atenção do condutor ou do transeunte.

Na praça dos Expedicionários, agentes de Trânsito do governo do prefeito Rodrigo Ashiuchi distribuíram panfletos informativos sobre a importância da atenção ao volante, bem como revistas em quadrinhos educativas voltadas ao público infantil. A exemplo das anteriores, na ação promovida hoje no centro de Suzano ainda foi usada uma foca inflável, em alusão ao verbo “focar” que dá bojo à iniciativa.

Em Suzano, a “Foca no Trânsito” teve início em maio. De lá para cá, foram realizadas quatro ações mensais (maio, junho, julho e agosto) nos principais cruzamentos da cidade. Segundo as autoridades municipais, além das blitze educativas, foram promovidas campanhas de conscientização sobre o tema em escolas da rede pública de ensino.

De acordo com Pinheiro Neto, a partir de setembro, será colocada em prática em Suzano uma nova ação de conscientização em parceria com o Detran – desta vez, em referência à “Semana Nacional do Trânsito”. A iniciativa vai acontecer entre os dias 18 e 25 de setembro, com direito à campanha “Criança no Trânsito” e à capacitação de professores dentro do projeto “Criança Segura no Trânsito”:

“A partir do próximo mês, estaremos fazendo uma nova abordagem com os motoristas, chamando a atenção sobre o uso do telefone celular ao volante. Atualmente, smartphones fazem parte do dia-a-dia das pessoas, e em muitos momentos, demandam atenção em momentos críticos, o que potencializa ainda mais a ocorrência de acidentes em ruas, avenidas, rodovias e estradas”, afirmou o secretário municipal.

Em Suzano, só em 2017, foram registrados 26 casos fatais no trânsito, incluindo tanto o trecho urbano quanto as estradas estaduais que cortam a cidade. Até maio deste ano, foram registrados 11 óbitos decorrentes de acidentes de trânsito.

 


CLIQUE AQUI PARA SEGUIR NOSSA PÁGINA NO FACEBOOK