Bertaiolli lança campanha por Hospital e Posto Veterinário em cidades com mais de 100 mil habitantes
O objetivo é conseguir adesão, por meio de um abaixo-assinado, para que as cidades acima de 100 mil habitantes recebam recursos do Governo Federal para a implantação de um Hospital Municipal Veterinário/ Foto: Divulgação
Prefeitura de Guararema 360º

Pré-candidato a deputado federal e ex-prefeito de Mogi das Cruzes, Marco Bertaiolli lançou uma campanha na internet em defesa da Causa Animal. O objetivo é conseguir adesão, por meio de um abaixo-assinado, para que as cidades acima de 100 mil habitantes recebam recursos do Governo Federal para a implantação de um Hospital Municipal Veterinário.

Já nas cidades com menos de 100 mil pessoas, a proposta é implantar um Posto Veterinário.

Postado no Facebook de Bertaiolli na última quinta-feira, 10, o objetivo é que as pessoas façam a adesão num abaixo-assinado online, que servirá como base de trabalho para a ação junto ao Ministério da Saúde e Congresso Nacional.

Bertaiolli quer concluir a coleta de assinaturas no dia 4 de outubro, quando se comemora o Dia Mundial do Animal e também se festeja o Dia de São Francisco de Assis.

Vice-presidente Estadual do PSD, Bertaiolli salienta que a Defesa da Causa Animal não pode ser tratada como bandeira política e sim como uma Política Pública de Saúde. Uma rede de atenção, segundo ele, somente se completa quando há também o cuidado com o bem-estar animal, principalmente de cães e gatos abandonados, errantes ou que sofrem maus-tratos.

“A Saúde precisa ser universal. Cuidar e tratar dos animais, assim como os investimentos em saneamento básico, são políticas públicas que precisam ser implantadas nas cidades para que a população viva com mais qualidade de vida”.

Na proposta, estes Hospitais e Postos Veterinários atenderiam os animais de famílias com renda até três salários mínimos, além daquelas vítimas de maus-tratos, abandono ou que estejam solto nas ruas sem donos comprovados.

“Um gato ou cachorro nas ruas oferece risco às pessoas, porque podem ser portadores de diversas doenças, até mesmo a raiva que é transmitida para os humanos”.

Quando foi prefeito de Mogi das Cruzes, Bertaiolli criou o CastraMóvel, um trailler que vai até os bairros e distritos para a realização de uma série de atendimentos veterinários, como castração e orientação da população sobre vacinação, cuidados essenciais e posse responsável.

Há dois anos, Bertaiolli inaugurou o Hospital Municipal do Bem-Estar Animal, o primeiro da Grande São Paulo. Agora, como pré-candidato quer ampliar esta discussão e levar para Brasília a necessidade dos municípios em geral.

“As Prefeituras sozinhas não conseguem arcar com todos os investimentos necessários. Nós entendemos as dificuldades dos municípios em investir nas suas Redes Municipais de Saúde. Por isso, é preciso que o Ministério da Saúde auxilie as cidades com investimentos globais para a área da Saúde”.