Vai Encarar ?

A Prefeitura de Suzano, por meio do Banco de Alimentos da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Geração de Emprego, reativou um convênio com a Companhia de Entrepostos e Armazéns Gerais de São Paulo (Ceagesp). Por meio da parceria, o governo do prefeito Rodrigo Ashiuchi passa a ser beneficiado com a doação de alimentos. Desta forma, o banco suzanense passa a ter capacidade de distribuição de 20 toneladas de alimentos por mês.

No primeiro dia de vigência do novo convênio entre a estatal de abastecimento e o Poder Executivo, foram encaminhadas ao município 1,3 tonelada de alimentos, incluindo frutas, legumes e raízes, como beterrabas, mamões e batatas-doces, além de tomates e maracujás, só para citar alguns. A parceria está em prática oficialmente desde 31 de agosto (quinta-feira), segundo a pasta de Desenvolvimento Econômico, que é chefiada pelo empresário André Maurício Loducca.

A retomada da convenção entre a municipalidade e o Ceagesp foi coordenada pela Diretoria de Agricultura, ainda nos primeiros meses de 2017. Segundo Minoru Harada, um dos responsáveis pelo órgão, o trabalho envolveu a reorganização do banco de alimentos, com direito à adequação de equipamentos e de pessoal, a fim de melhorar a qualidade da recepção e do acolhimento às entidades conveniadas que retiraram os alimentos, via doação.

Outro ponto que influenciou, e muito, a retomada do convênio com o Ceagesp – que havia sido encerrado em 2016 – foi a inclusão de Suzano no Banco Metropolitano de Alimentos – programa que já abarca as cidades de São Paulo-SP, São Bernardo do Campo-SP, Jandira-SP, Osasco-SP, Guarulhos-SP, Mauá-SP, Diadema-SP e Embu das Artes-SP. Por meio desta rede, os alimentos são compartilhados e armazenados com maior rapidez.

Conforme esclarece a pasta de Desenvolvimento Econômico e Geração de Emprego, a parceria, agora, permite que Suzano passe a ampliar sua capacidade de atendimento, antes de 12 toneladas de alimentos por mês para 20 toneladas/mês. Esta condição, segundo Loducca, faz com que a Prefeitura de Suzano amplie ainda mais o número de famílias atendidas:

“Atualmente, o Banco de Alimentos de Suzano atende 1,5 mil famílias de Suzano, por meio de convênios com entidades assistenciais. A partir de outubro, 45 entidades passarão a receber alimentos regularmente via a iniciativa. Temos a expectativa de atender 9 mil famílias em situação de vulnerabilidade social até 2020”, explicou o gestor.

FACEBOOK: Oi Suzano Oi Diário