Balanço de 2018 em Guararema: prefeito destaca avanços em várias áreas e aponta desafios para o ano novo
Da mesma forma que outros prefeitos do Alto Tietê, Adriano Leite, relatou as dificuldades que teve de superar neste ano que está chegando ao seu final/ Foto: Glaucia Paulino/Oi Diário
Prefeitura de Mogi das Cruzes

Em uma entrevista exclusiva ao Jornal Oi, o prefeito de Guararema, Adriano Leite (PR), falou dos principais avanços do seu governo em 2018 e destacou os desafios que a cidade terá de enfrentar no ano novo.

Da mesma forma que outros prefeitos do Alto Tietê,  Adriano Leite, relatou as dificuldades que teve de superar neste ano que está chegando ao seu final.

“A maior dificuldade foi manter a qualidade dos serviços públicos e continuar investindo mesmo diante da crise, da instabilidade da economia e da queda brusca das nossas receitas. Foi um ano atípico, mas mesmo diante das dificuldades conseguimos manter o ritmo e esperamos o melhor para 2019.” Leia toda a entrevista abaixo.

Jornal Oi – Em 2018 quais foram os principais avanços do governo nas áreas da educação, saúde, transportes, esportes, turismo, cultura e geração de empregos? E como esses avanços impactaram ou impactarão a vida dos moradores de Guararema? Explicar.

Adriano Leite – Podemos destacar como um grande avanço a entrega da obra de retaludamento e terraplanagem do Morro Branco. Essa foi mais uma importante etapa vencida rumo à realização de um dos nossos maiores projetos que é a construção da unidade hospitalar com UTI.

Além disso, iniciamos importantes obras neste ano como a construção de mais uma escola de Educação Infantil no bairro Nogueira; a pavimentação de duas importantes vias intermunicipais que ligam Guararema a Santa Branca e Salesópolis, que eram obras muito aguardadas pela população; a retomada das obras de adequação do Ginásio de Esportes, que será um grande polo esportivo das mais variadas modalidades em nosso município; a reforma da Unidade Básica de Saúde do Jardim Dulce; as obras de reforma do Recanto do Américo (Pau D’Alho) e Ilha Grande e implantação de câmeras de monitoramento em Luís Carlos, ambas com recursos do MIT; entre outras obras que estão em andamento impactando as áreas de Educação, Infraestrutura e Segurança.

Ainda na área de infraestrutura entregamos neste ano duas obras de pavimentação, sendo uma no Guanabara e outra no Itapema e inauguramos o novo ponto de convivência da família guararemense e dos visitantes, o Mirante “Prefeito Gerbásio Marcelino”.

Na área do Meio Ambiente, implantamos no final ano passado o Projeto Piloto de Coleta Seletiva no município atendendo aos prédios públicos e alguns condomínios e neste ano a coleta seletiva passou a ser um programa expandindo o atendimento aos bairros, começando pelo Centro.

Este também foi o ano em que o CESAP e a Escola Profissionalizante completaram 10 anos de serviços prestados colecionando milhões de atendimentos e impactando diretamente na vida da população.

É muito importante destacar que a maioria das obras entregues neste ano e em andamento nós só conseguimos graças à atuação dos deputados Marcio Alvino e André do Prado, pois foram realizadas com recursos estaduais e federais.

Jornal Oi – Quais foram as maiores dificuldades enfrentadas pelo governo e o prefeito de Guararema neste ano de 2018?

Adriano Leite – A maior dificuldade foi manter a qualidade dos serviços públicos e continuar investindo mesmo diante da crise, da instabilidade da economia e da queda brusca das nossas receitas. Foi um ano atípico, mas mesmo diante das dificuldades conseguimos manter o ritmo e esperamos o melhor para 2019.

Jornal Oi – Quais sãs as principais metas e objetivo do governo de Guararema para o ano de 2019? Quais ações e investimentos concretos o prefeito da cidade espera do governo do Estado e do governo Federal?

Adriano Leite – Nosso objetivo principal, conseguindo a aprovação da Caixa Econômica Federal do projeto arquitetônico do Hospital, é iniciar a licitação da construção do prédio e iniciar a obra em 2019. Já temos um arranque de mais de R$ 10 milhões viabilizados por meio do deputado federal, Marcio Alvino, junto ao Orçamento Geral da União. Esperamos garantir mais recursos e formalizar novos convênios por meio da atuação dos deputados Marcio e do deputado estadual, André do Prado.

Além disso, daremos andamento às obras já iniciadas e reforçaremos as ações de manutenção, conservação e zeladoria do município.

Jornal Oi – Qual é a mensagem de Ano Novo do prefeito e da primeira-dama de Guararema para a população?

Adriano Leite – Desejamos a todos um ano novo repleto de conquistas e realizações pessoais. Agradecemos a toda imprensa pelo trabalho sério que é realizado, agradecemos ainda a toda a população, em especial ao guararemense, pelo carinho e confiança.