Foto: Mauricio Sordilli/Secop Suzano
Prefeitura de Guararema 360º

A Prefeitura de Suzano realizou na noite dessa quarta-feira mais uma audiência pública para tratar da prévia do Plano Municipal de Cultura. No encontro, que ocorreu no auditório do Centro de Educação e Cultura Francisco Carlos Moriconi, foram apresentadas as metas e as ações definidas ao longo deste ano a partir de reuniões com a população e segmentos culturais, pela consulta virtual e pela aplicação de formulários.

Trata-se de um conjunto de compromissos e diretrizes para com a classe artística da cidade para os próximos dez anos. Após essa etapa, a última do processo de elaboração do documento, a Secretaria Municipal de Cultura encaminhará para análise da Secretaria de Assuntos Jurídicos e formatação da proposta em projeto de lei, que deverá ser enviado ainda neste mês à Câmara.

Durante a audiência pública, o chefe da pasta, Geraldo Garippo, apresentou aos presentes os detalhes do futuro plano e algumas metas definidas para possibilitar a sua aplicação no período de vigência. Essas ações foram divididas por categorias temporais de execução, dependendo da complexidade e do volume de recursos a serem investidos: de curto prazo, até 2021; de médio prazo, até 2025; e de longo prazo, até 2028.

Além disso, com a criação do documento, somado aos já existentes Conselho e Fundo Municipais de Cultura, Suzano estará apto a estabelecer o Sistema Municipal de Cultura e aderir ao Sistema Nacional de Cultura. “É um passo muito importante que o município dará para o desenvolvimento cultural de forma eficiente e democrática. Será possível proporcionar um cenário muito bem estabelecido para as futuras gerações e gestões”, destacou o secretário. O link para acessar a prévia do Plano Municipal de Cultura fica no endereçowww.suzano.sp.gov.br/web/cultura.