Atividades são realizadas em Suzano em referência ao “Agita Galera”

0
60

A Prefeitura de Suzano, por meio das Secretarias Municipais de Educação, de Esportes e Lazer, e de Saúde, em parceria com a Diretoria de Ensino local, promoveu nesta sexta-feira (25 de agosto) uma série de ações na cidade em referência ao “Agita Galera”. Caminhadas, gincanas e brincadeiras despertaram a conscientização da população suzanense quanto à importância do exercício físico e do combate ao sedentarismo, por meio da prática de, pelo menos, 30 minutos de atividade por dia.

Parte do programa “Agita São Paulo”, de responsabilidade do Governo do Estado de São Paulo, a programação no município administrado pelo prefeito Rodrigo Ashiuchi teve início na parte da manhã com a “1ª Caminhada Agita Galera”. A ação reuniu mais de 600 pessoas, incluindo alunos de escolas públicas estaduais da região central e de instituições de ensino superior, além de praticantes de atividade física e esportistas amadores de Suzano.

O secretário de Esportes e Lazer da cidade, Arnaldo Marin Júnior, além do coordenador do Centro de Estudos e Laboratório de Atividades Físicas de São Caetano do Sul (Celafiscs), o especialista em Medicina Esportiva Victor Matsudo, também participaram da iniciativa, que teve concentração às 8h30 na praça dos Expedicionários, na malha central de Suzano.

De lá, o grupo, escoltado por agentes do Departamento de Trânsito da Secretaria Municipal de Transportes e Mobilidade Urbana, passou pelas principais ruas do centro, com destino ao Parque Municipal “Max Feffer”, localizado no Jardim Imperador. No equipamento público ainda foram oferecidas oficinas de zumba e de alongamento antes da dispersão.

Paralelamente à caminhada, os mais de 25 mil alunos da rede municipal de ensino que frequentam escolas de ensino fundamental, escolas infantis, creches municipais e creches conveniadas participaram de gincanas e de exercícios nos períodos da manhã e da tarde. Professores de Educação Física organizaram rodas de brincadeiras, corridas com obstáculos e outras ações que também contaram com a coordenação de demais profissionais da Educação da Prefeitura de Suzano.

Segundo a administração municipal, o “Agita Galera” conseguiu alcançar seu objetivo – mobilizar a maior quantidade possível de pessoas no que reside à saúde preventiva, o bem-estar e à qualidade de vida:

“A mobilização, por meio do trabalho empreendido em conjunto pelas secretarias municipais e pela Diretoria de Ensino de Suzano, amplificou a mensagem que queremos levar até a população, que é a importância de se ter uma vida mais saudável, com direito à prática de exercícios físicos, que ajudam, inclusive, na prevenção e na recuperação de várias enfermidades, como transtornos de ansiedade, depressão, diabetes, hipertensão e doenças cardíacas”, observou Marin Júnior.

COMPARTILHAR

DEIXE SEU COMENTÁRIO