Arujá: vacinação antirrábica vai começar no dia 2 de julho, no Canil Municipal
O animal deve ter no mínimo quatro meses de idade e estar em boas condições de saúde e se alimentando normalmente/ Foto: Divulgação
Prefeitura de Suzano Refis

O Setor de Zoonoses da Secretaria de Saúde de Arujá inicia em 2 de julho, no Canil Municipal, a vacinação contra a raiva em cães e gatos. O animal deve ter no mínimo quatro meses de idade e estar em boas condições de saúde e se alimentando normalmente.

As doses serão aplicadas de segunda a sexta-feira, das 7 às 12 horas e das 13 às 15h30. Já em bairros da área urbana e da zona rural a vacinação deve começar em agosto. O Dia D está previsto para ocorrer em 26 de agosto.

A doença

A raiva é uma zoonose viral que se caracteriza como uma encefalite progressiva aguda e letal. Todos os mamíferos são suscetíveis ao vírus e podem transmiti-la. A doença apresenta os ciclos urbano e silvestre de transmissão, sendo o urbano passível de eliminação, por se dispor de medidas eficientes de prevenção, tanto em relação ao ser humano, quanto à fonte de infecção. O Canil Municipal fica na Avenida Londres, 450, no bairro do Portão.