Artesanato de Poá participa do programa Sr. Brasil, da TV Cultura
Artesãs de Poá foram convidadas para participar do programa Sr. Brasil por meio da Subsecretaria do Trabalho Artesanal nas Comunidades / Foto: Divulgação

Representantes do artesanato poaense participaram de gravação do programa Sr. Brasil, da TV Cultura, com o objetivo de apresentar o trabalho que é realizado na cidade e dar visibilidade as ações que estão sendo realizadas no município para promover o setor e melhorar a estrutura das profissionais.

Segundo o chefe de divisão da Secretaria de Turismo de Poá, Juliano Giacomini, as artesãs de Poá foram convidadas para participar do programa Sr. Brasil por meio da Sutaco (Subsecretaria do Trabalho Artesanal nas Comunidades). “A base do programa é apresentar os ritmos e temas regionais brasileiros. O programa é vasto, aberto, receptivo. Todas as nossas profissionais ficaram muito felizes com a oportunidade”.

A atração o Sr. Brasil vai ao ar aos domingos, às 10h, na TV Cultura, no YouTube e no aplicativo Cultura Digital. Ainda não foi definida a data em que será exibido o programa com a participação dos poaenses. “Todos estão na expectativa”, completou Giacomini.

O secretário de Turismo, Luiz Antonio Soares de Oliveira, o Tonho de Calmon, acrescentou ainda que para melhorar o atendimento aos artesãos da cidade, Poá abriu novas vagas para profissionais que queiram expor no espaço Casa do Artesão, localizado na Praça da Bíblia, em Poá. “Visando atender melhor a população, proporcionando geração de renda ao micro e pequeno empreendedor, o prefeito fez essa solicitação à Secretaria de Turismo de Poá e foram disponibilizadas mais vagas para artesãos”.

Convênio

No último dia 22 de fevereiro o prefeito de Poá, Gian Lopes, ao lado do secretário de Turismo, Tonho de Calmon e do vereador José Carlos Costa, o Zé Carlos Maça do Amor, assinou convênio com a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação visando a difusão do artesanato local. Com a assinatura será possível promover a cooperação institucional, o intercâmbio de informações e o desenvolvimento de ações que permitam facilitar o cadastramento dos profissionais da cidade na Sutaco.

De acordo com Tonho de Calmon, com a parceria com a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação os artesão de Poá passarão por capacitações sobre técnicas artesanais e ferramentas de gestão de negócios. “Uma grande oportunidade para nossos profissionais, que receberão constantemente orientações e poderão, a cada dia, melhorar o trabalho, elevando o artesanato local”.