Pedro Ferreira
Prefeitura de Mogi das Cruzes

O ex-comissário de menores de Ferraz de Vasconcelos, de 1974 a 1990, e ex-fiscal da Prefeitura da cidade, de 1984 a 1990, o aposentado Antônio Eugênio Machado, de 82 anos, está sendo homenageado com o título de cidadão ferrazense, por seus relevantes serviços prestados a sociedade. A concessão da principal honraria local pela Câmara Municipal foi aprovada em segundo turno, na sessão ordinária, na segunda-feira, dia 2. O tributo é assinado pelos vereadores Claudio Ramos Moreira e José Aparecido Nascimento, o Aparecido Marabraz, ambos do PT.

O homenageado nasceu, em Sapopemba, na zona leste da capital paulista, todavia, em 1968, resolveu mudar-se para Ferraz de Vasconcelos em busca de trabalho. Em 1972, fixa residência definitiva, no Jardim São João, onde mora até a presente data. Portanto, com quase 50 anos em solo ferrazense, Seu Antônio marcou a sua trajetória profissional também atuando como perito avaliador, de 1983 a 2002, no então Fórum Distrital, no Tanquinho. Além disso, ele trabalhou como inspetou de alunos no Lar Escola São Sebastião, 1978 a 1982 e como auxiliar de escritório, de 1974 a 1977 e de corretor de imóveis na Sociedade Imobiliária Regente, de 1991 a 2002.

Por seu brilhante desempenho profissional, Seu Antônio foi escolhido, em 1975, como o melhor comissário de menores pelo então juiz de direito da Comarca de Poá, hoje, Ferraz de Vasconcelos também tem independência judiciária própria desde ano passado, Sebastião Luiz Amorim. Além disso, em 1985, o aposentado foi reconhecido pelo 17º Batalhão da Polícia Militar Metropolitano (17º BPM-M), de Mogi das Cruzes,  o qual, na época, era subordinado o Destacamento da corporação, em Ferraz de Vasconcelos, justamente, por sua firme atuação em prol da segurança pública na cidade. Em 1987, recebeu o diploma de personalidade do então jornal Diário Quatro Cidades e da municipalidade.

Na ocasião, o tributo pelo profundo interesse em defesa das causas públicas municipais também acabou sendo chancelado pelo ex-presidente da República e ex-senador pelos Estados do Maranhão e do Amapá, José Sarnei, hoje, um dos principais conselheiros do presidente, Michel Temer (MDB). Enfim, para o Poder Legislativo, a outorga do título de cidadão ferrazense significa, no fundo, uma singela homenagem da Casa a Seu Antônio que tanto fez em benefício do bem-estar de toda a sociedade local. Já a entrega da honraria ainda não tem data para ocorrer, no entanto, o presidente da Câmara Municipal, Flavio Batista de Souza (PTB), o Inha disse que pretende fazer uma sessão solene, em breve.