Amem-se
Aproveitando que o Outubro Rosa se aproxima do fim, deixo mais um pedido a todas as mulheres: Amem-se!
Prefeitura de Suzano Refis

Na semana passada, tive a honra de plantar mais uma semente dentro de meu ofício diário junto ao Fundo Social de Solidariedade de Mogi das Cruzes.

Demos início oficialmente ao projeto Mamas do Amor, uma iniciativa maravilhosa, idealizada pela advogada Fernanda Chahin, e que agora passa a estar disponível não só para mogianas, como para mulheres de todo o Alto Tietê.

O Mamas do Amor tem como princípio a confecção de próteses externas, feitas com alpiste e meias 3/4, que são doadas para pacientes mastectomizadas, em razão do câncer de mama.

Ou seja, é mais uma ação de resgate de autoestima, destinada a mulheres que tiveram que retirar uma ou as duas mamas e não quiseram ou não puderam fazer cirurgia de reconstrução.

Reunimos nossos incansáveis voluntários do programa Família Solidária, recebemos a criadora do projeto e ela mesma nos ensinou a produzir essas mamas, em diferentes tamanhos.

Além de ensinar a técnica, Fernanda contou sua história de vida e nos deixou um alerta, que me fez refletir bastante: como é importante realizar todos os anos os exames de rotina, com mamografia e, em alguns casos, também ultrassom. No caso dela, por exemplo, somente o ultrassom foi capaz de detectar o câncer, já presente em ambas as mamas.

Aproveitando que o Outubro Rosa se aproxima do fim, deixo mais um pedido a todas as mulheres: Amem-se! Cuidem-se! Façam a prevenção! É um esforço pequeno comparado aos benefícios da vida e da saúde que ele tem o poder de proporcionar.