Ações do Fundo Social modelo de Suzano são apresentados para a nova primeira-dama de Biritiba
O encontro, que ocorreu na sede do Serviço de Ação Social e Projetos Especiais (Saspe), teve o objetivo de apresentar os trabalhos, projetos e programas sociais realizados na cidade administrada pelo prefeito Rodrigo Ashiuchi/ Foto: Irineu Jr./ Secop Suzano
Prefeitura de Mogi das Cruzes

A presidente do Fundo Social de Solidariedade de Suzano, Larissa Ashiuchi, recebeu na manhã de sexta-feira, 9, a primeira-dama e secretária de Assistência e Desenvolvimento Social de Biritiba Mirim, Eliza Akemi Tajiri.

O encontro, que ocorreu na sede do Serviço de Ação Social e Projetos Especiais (Saspe), teve o objetivo de apresentar os trabalhos, projetos e programas sociais realizados na cidade administrada pelo prefeito Rodrigo Ashiuchi.

Com início às 10 horas, a reunião também contou com a participação das diretoras do Fundo Social da cidade, Beatriz Leite e Sueli Eguchi, do coordenador de Cursos do Saspe, Carlos Bragheroli, bem como do diretor da Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social de Biritiba Mirim, Guilherme Leandro do Prado.

Na oportunidade, Larissa falou dos principais projetos realizados em sua gestão, que teve início em janeiro de 2017, no Fundo Social, no Saspe e no Centro de Convivência da Melhor Idade Maria Picoletti.

“Estou há um ano e dez meses à frente dos órgãos sociais. Nesse período, criamos capacitações, ofertamos cursos novos e projetamos atividades para todas as idades. Com muita criatividade e ajuda de voluntários, estamos conseguindo atender milhares de famílias e chegar nos quatro cantos da cidade. Digo que temos um balanço extremamente positivo”, afirmou a primeira-dama de Suzano.

Fundo Social de Suzano pode ser considerado modelo na região

Entre as ações apresentadas aos biritibanos, estão a Campanha do Agasalho 2018; Loja do Bem e Bazar Social; Casamento Comunitário; Programa Boa Visão; Pré-Vestibular Municipal e Prepara Enem; Promotoras Legais Populares; Baile da Melhor Idade; Coral Nova Geração; Miss e Mister Melhor Idade; e Gincana da Melhor Idade.

Já na parte de cursos, que vai de Aula Show de Páscoa à Filmagem e Fotografia, Larissa afirmou que, em 2017, 2 mil alunos foram capacitados e, até dezembro deste ano, a ideia é ter entregue pelo menos 4 mil certificados.

“Inovamos e passamos a oferecer cursos em período noturno para quem trabalhava durante o dia. Já para pessoas que não tinham tempo de vir à sede do Saspe, desenvolvemos uma plataforma online e estamos ofertando cursos por meio do ensino à distância”, informou.

Após a apresentação, a primeira-dama de Suzano levou Eliza Akemi para conhecer a estrutura do Saspe, que abriga diversos cursos de formação oferecidos gratuitamente aos suzanenses, além dos programas municipais.

O grupo passou pelas salas de coordenação das Promotoras Legais, pelas cozinhas equipadas do Polo Regional da Padaria Artesanal e pelos locais que sediam as escolas da Beleza, da Moda e da Construção Civil. Por fim, foram até o Centro de Convivência da Melhor Idade e as salas do polo da Universidade Virtual do Estado de São Paulo (Univesp).

Para Eliza Akemi, que também é presidente do Fundo Social de Biritiba Mirim, Suzano é referência em ações e trabalhos na região e, desta forma, agendou um dia para conhecer os projetos desenvolvidos por Larissa.

“Estou há cerca de dois meses na prefeitura de Biritiba Mirim e preciso colocar os trabalhos em ordem e compreender o funcionamento prático e teórico das ações. Por isso, marquei com a Larissa.  Amei conhecer parte dos trabalhos de Suzano e certamente levarei esses conhecimentos para minha cidade”, garantiu ela cujo esposo, o prefeito Walter Tajiri (PTB), assumiu o comando da prefeitura no último mês de setembro depois que o Poder Judiciário afastou do cargo o ex-prefeito, o prof. Jarbas Ezequiel, após ter feito lambanças em séries no comando da prefeitura.

Larissa agradeceu o reconhecimento e colocou o Fundo Social de Suzano à disposição de Biritiba Mirim para levar mais informações e técnicas sobre cursos, oficinas e ações que contemplem as famílias que mais precisam.

“Nosso objetivo aqui vai muito além de oferecer assistência. Realizamos projetos e programas para todas as idades, organizamos ações de lazer, atividades que enaltecem a autoestima do público da melhor idade e cursos para todos que desejam se capacitar, além de empoderarmos as mulheres. Fico orgulhosa de ver Suzano se tornando referência para o Alto Tietê”, destacou.