Prefeitura de Itaquá desenvolve a ação Outubro Rosa sobre a prevenção ao câncer de mama

0
285

OUTUBRO ROSA

A Prefeitura de Itaquaquecetuba (por meio da Secretaria Municipal de Políticas para Mulheres e da Secretaria de Saúde) preparou uma programação especial para marcar o “Outubro Rosa”, período em que em todo o país se volta à campanha de conscientização da sociedade e das mulheres sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama.

Entre as atividades previstas estão: ação social com a oferta de diversos serviços gratuitos, caminhada, blitz com orientações sobre o tema nos principais cruzamentos da cidade, entre outras realizações.

Durante todo o mês será intensificado o trabalho voltado para os cuidados com a saúde da mulher nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) e Unidade de Saúde da Família (USF).

Além disso, no dia 21 de outubro (sábado), uma grande mobilização social será realizada na Praça Jorge Amado, no Marengo Alto, das 9h às 13h. Com o tema “Câncer de Mama – A gente precisa tocar nesse assunto”, a programação inclui uma caminhada pelas principais vias do bairro, seguida por uma ação social com a oferta de serviços de Saúde (aferição de pressão, teste de glicemia, distribuição de preservativos, orientações sobre DST/AIDS, informações e dicas importantes sobre os cuidados com a saúde bucal, avaliação de índice de massa corporal, entre outros), Beleza e Estética (esmaltação de unhas, maquiagem e corte de cabelo), Culturais (apresentações musicais), Lazer (atividades recreativas para crianças como pebolin e cama elástica). Além disso, haverá uma feira de adoções de animais (cães e gatos), com os bichinhos que foram abandonados e estão abrigados no canil da Grupo de Apoio aos Animais de Rua de Itaquaquecetuba (GAARI).

O prefeito Dr. Mamoru Nakashima como médico afirma que é importante incentivar a prevenção como forma de combater essa doença que atinge milhares de mulheres.

“Estamos reestruturando todo o nosso sistema de Saúde para que tenhamos condições de atender as mulheres e toda a família de Itaquaquecetuba de forma cada vez mais humanizada e com mais qualidade. Nosso objetivo é fazer a prevenção dessa e de outras doenças”, declarou Mamoru.

Ao longo do mês está previsto ainda a realização da “Blitz Rosa”, que consiste na distribuição de informativos sobre câncer de mama e sobre a Ronda Maria da Penha. As datas e locais da atividade ainda não foram definidos.

A Secretaria de Políticas para Mulheres de Itaquaquecetuba também desenvolverá uma campanha virtual com a divulgação de depoimentos e conteúdos sobre o câncer de mama na rede social da pasta (www.facebook.com/smpmitaqua).

Para a secretária municipal de Políticas para Mulheres, Joerly Nakashima (dona Jô), saúde da mulher e  prevenção ao câncer de mama são assuntos que merecem atenção constante.

“A nossa programação foi montada com o foco na prevenção e para reforçarmos a importância de lembrarmos todas as mulheres sobre a necessidade de se cuidar e zelar pela própria saúde” comentou dona Jô.

 


CLIQUE AQUI PARA SEGUIR NOSSA PÁGINA NO FACEBOOK