A 7ª Conferência Livre/Lúdica dos Direitos da Criança e do Adolescente, que este ano terá como tema “Proteção integral, diversidade e enfrentamento às violências”, será aberta nesta quinta-feira, 19, às 13 horas, no Salão de Artes do Adamastor Centro.

O objetivo é elaborar propostas e escolher representantes adolescentes para a Conferência Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (Conferência Convencional), prevista para o fim do ano. Promovido pelo Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), o evento prossegue na sexta-feira (20), das 8 às 17 horas.

O evento é livre e lúdico porque busca envolver a participação de adolescentes e crianças na sua organização e trabalhos apresentados, utilizando de linguagem mais próxima deles. Participam da iniciativa os membros do CMDCA, Secretaria de Desenvolvimento e Assistência Social, crianças e adolescentes assistidos por organizações sociais da sociedade civil, além de conselheiros tutelares e o público em geral.

Encontro Regional

Aproximadamente 250 pessoas – maioria formada por jovens e adolescentes atendidos pelos projetos do Fumcad, desempenhados por instituições sociais parceiras – participaram de um encontro regional no CEU Pimentas no último dia 28 de março. Essa foi uma ação preparatória para a Conferência, na qual as crianças e jovens se dividiram em grupos para discutir o tema por meio de atividades lúdicas como desenhos, músicas e representações teatrais.